Eu já vi muitos posts pela Net, de pessoas dando dicas de como escrever um livro, muitas delas não são validas ou simplesmente são obvias demais, por isso eu decidi escrever um artigo para tentar auxiliar os autores nesta etapa.
Todo livro começa com uma ideia, este e a primeira coisa a se fazer. Você tem uma ideia? Ela pode dar certo? Estas são as perguntas iniciais que você deve se fazer. Em seguida vem como você deve abordar a sua história, em primeira pessoa? (Na narração em primeira pessoa, o narrador participa dos acontecimentos. ele pode ser um personagem secundário ou principal e ainda sim participar da história.) Em terceira pessoa? (Nas narrações em terceira pessoa, o narrador está fora dos acontecimentos, ele sabe sobre tudo e todos. Essa situação lhe permite saber de tudo, do passado e do futuro, das emoções e dos pensamentos dos personagens, dos acontecimentos e no que aquilo pode influenciar) Esta etapa depende unicamente de seu gosto, más e sempre bom escrever um pequeno rascunho com cada um dos períodos e ver qual se encaixa melhor.
Prender a atenção do leitor e uma coisa fundamental, não deixe que ele se canse de seu texto, faça sua obra ser densa, com muitos acontecimentos e mistérios que devem ser prolongados para manter o interesse. Diálogos bem escritos e necessários são extremamente importantes, não encha seu texto de diálogos intermináveis se sem necessidade, faça os acontecimentos falarem por si só, e complemente-os com os diálogos.
Os personagens são parte essencial do processo, de a eles vida expondo coisas do tipo. O que fazem? como eles são? O que gostam? O que não gostam? Etc. Personalidade própria e coisa fundamental a cada personagem. Faça isso com todos eles, os primários e secundários principalmente, com isso seu texto será mais enriquecido.
Historias com mistérios que só deverão ser revelados no fim do texto, ou em uma continuação, são muito úteis para manter a atenção de quem lê. Independente do estilo de sua obra, estas coisas que eu citei são muito úteis, lembre-se que o leitor deve ficar interessado em ler até o final, e é seu trabalho fazer que ele tenha essa vontade. Livros ou filmes são como portas que dão acesso a sentimentos distintos, tais como medo, raiva, alegria Etc. Fazer seu leitor se assustar ao ler seu conto ou livro de terror ou faze-lo rir ao ler as partes cômicas de sua obra, são as recompensas mais valiosas do autor, e lembre-se disso, é seu trabalho manter a atenção do leitor e despertar nele o sentimento que ele procura ao ler o estilo literário a que seu texto se enquadra.
Após terminar sua obra, o próximo passo a dar é procurar uma editora, ela pode ser: prestadora de serviço ou comercial. Neste Link tem um artigo muito interessante para auxiliar o autor nesta etapa. Boa sorte.
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário